Orientação Familiar

orientacao-familiar-dependencia-quimica-drogas

Converse com profissionais que atuam diretamente na área

Os familiares devem procurar com grande urgência alguém que possa orientá-los.
Deve-se pedir orientação, principalmente sobre as clínicas e os serviços especializados, a fim de encaminhar o seu ente querido para o tratamento e a recuperação adequados ao caso especial dele.

Não existe consumo de drogas seguro. Em qualquer momento de uso pode acontecer um ataque cardíaco, um acidente vascular cerebral ou até mesmo uma overdose. Deve-se ter em mente de que cada organismo reage de um jeito único e o que é pouco para uns pode ser fatal para outros.

O papel da família

O papel da família não pode ser confundido, há diferença entre o papel de proteção e o papel de ação. Fazer o bem para quem se ama não é necessariamente passar a mão sobre sua cabeça e consertar os estragos. Amar alguém envolve procurar sempre fazer o que for melhor para o bem-estar de quem se ama, às vezes, impondo-lhe limites. A família também precisa buscar o apoio e o auxílio de um terapeuta para saber como lidar com a situação e para ter forças de fazer o que é melhor para si própria e para o dependente.

Quando pedir ajuda

Sozinha, muitas vezes, a família não consegue conter os atos do dependente, nem mesmo ter real controle sobre o universo em que ele vive – amigos, companheiros, locais de uso.

É importante, saber quando chega a hora de pedir ajuda, buscar orientação, confiar nos profissionais experientes, acreditar nos tratamentos indicados para cada caso.

Há um mito muito forte que ainda persiste nos dias de hoje referente às clínicas de tratamento. Devido a uma concepção antiga e preconceituosa, muitos ainda creem que as clínicas usam de força física, dopar de modo excessivo por remédios, controle à força e maus tratos. Os familiares ainda têm muito medo do tal tratamento abusivo.

Esse mito, todavia, não deve ser levado a sério. Hoje as clínicas são limpas, seguras, um local saudável. Além disso, elas evoluíram no aspecto terapêutico. As pessoas que nelas trabalham atualmente têm muita experiência no tema, são sérias e responsáveis no que diz respeito ao seu trabalho. Ademais, elas têm alto grau de comprometimento com o objetivo maior do tratamento: a recuperação do dependente, para que este possa voltar ao convívio social de uma forma saudável para ele e todos a sua volta.

Artigos e Notícias

A dependência química é uma condição complexa que afeta não apenas a saúde física e emocional do indivíduo, mas também...

Superar um vício é como tentar escapar de um labirinto emocional que mistura dor, culpa, esperança e desespero. Se você...

A dependência química é uma condição que afeta não apenas quem enfrenta o vício, mas também toda a família. É...

A família é fundamental para o sucesso do tratamento da dependência química. Pensar que tudo se resolverá a partir de...

Na década de 1980, Jô Soares em seu programa “Viva o gordo” fazia, entre muitos, o personagem Tavares, pai excessivamente...

Nos dias de hoje, um número crescente de famílias passa pelo drama de ter em seu meio uma ou mais...